Sistema Nervoso
Sistema nervoso
Tá nervoso? Fique calmo. 😁
A fotografia apresenta o acesso ao encéfalo com a visualização do crânio. É possível observar a massa cinzenta do cérebro, o córtex cerebral (córtex = casca) em um coloração mais escura quando comparada com as porções mais centrais esbranquiçadas (massa branca).
Módulo | ASPECTOS MORFOFISIOLÓGICOS E PSÍQUICOS DO SER HUMANO
Prof. Dr. Gilberto Paiva de Carvalho
Estudo de caso – Sistema nervoso
INTRODUÇÃO
Paciente do sexo masculino, 25 anos de idade, trabalhador braçal, compareceu ao IML com relato de ferimento por projetil de arma de fogo sendo submetido a craniectomia descompressiva por apresentar grande sangramento de artéria cerebral média. O laudo indica incapacidade laboral no momento. O exame clínico revela alteração anatômica craniana da abóboda na porção lateral esquerda, com perda de substância óssea temporo-parietal esquerda. Verifica-se que a porção hemicorporal esquerda está em conformação anatômica enquanto a contralateral apresenta membro superior semifletido, mão parcialmente fechada, deslocamento lateral do longo eixo do membro inferior. Constata-se diminuição da força de preensão da mão e membro superior direito e deambulação claudicante à direita. Há alteração na fala, manutenção da visão, do olfato e da gustação. Os entes que acompanham relatam que haverá nova cirurgia para a reposição anatômica da calota craniana que se encontra neste momento no abdômen do paciente.
Metodologia
Leitura da situação-problema e esclarecimento de termos desconhecidos.
Identificação do problema proposto pelo enunciado.
Discussão dos termos e bases anatômicas e fisiológicas.
Resumo das hipóteses.
Formulação dos objetivos de aprendizagem. Com base nos conhecimentos prévios, são identificados os assuntos que devem ser estudados para a resolução do problema.
Estudo autônomo dos assuntos levantados
Estudo dirigido | orientação
A presente orientação deve ser aplicada aos demais estudos de casos a serem analisados pela turma.
Questões a serem respondidas.
o Qual a relação entre o trauma e o procedimento cirúrgico de craniectomia descompressiva? Há relação com a pressão intracraniana? Há algum tipo de trauma sem lesão vascular que necessite de descompressão intracraniana?
o Quais as regiões da cabeça? Como são nomeadas?
o Por que o trauma é na porção esquerda e há alterações do lado direito do corpo do paciente?
o Como se divide o sistema nervoso?
o O que é um neurônio aferente?
o Como se divide o encéfalo? Como é a proteção e nutrição do encéfalo?
o O encéfalo possui cavidades?
o Quais as partes do telencéfalo, diencéfalo, mesencéfalo, metencéfalo e mielencéfalo?
o O que é o sistema límbico?
o Como é organizada a medula espinal? O que é o arco reflexo?
o A raiz dorsal da medula espinal é sensitiva ou motora?
o O paciente apresenta preservação do olfato, visão, gustação. Por quê?
o O que e quantos são os nervos cranianos?
o Qual a origem de cada nervo craniano e por onde atravessam o crânio para executar as suas respectivas funções?
Definir o objetivo do assunto proposto.
o Aplicar o estudo da anatomia do sistema nervoso às alterações físicas adquiridas após um trauma
o Definir e revisar os acidentes anatômicos cranianos e encefálicos.
o Estudar o crânio, nervos cranianos e suas funções.
AULAS - SISTEMA NERVOSO

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